Vale planeja horário noturno no trem de passageiros Vitória a Minas

A Vale estuda oferecer uma segunda viagem diária do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) nos meses de alta temporada. As especulações sobre o lançamento desse horário adicional já circulam há alguns meses em Minas Gerais e no Espírito Santo, estados atendidos pela linha férrea, pois a própria Vale admite que ela está prevista no contrato de concessão da ferrovia assinado junto ao governo federal. No entanto, quando questionada sobre o dia de início da viagem extra e os horários de partida e de parada dos trens nas estações, a companhia afirmou que “o horário e o formato da operação ainda estão em fase de definição”.

 A frota do trem foi renovada em 2014 com vagões da Romênia e, a partir de 2025, a Vale incorporou novos vagões chineses da CRRC

O Trem de Passageiros da EFVM é uma das poucas opções de transporte ferroviário de longa distância no Brasil e a única com operação diária entre Minas Gerais e Espírito Santo. O trajeto atravessa 42 municípios com 30 paradas, conectando cidades estratégicas e facilitando o turismo local. Entre as cidades atendidas estão Itabira, Barão de Cocais, Rio Piracicaba, Nova Era, Governador Valadares, Aimorés, Colatina e Baixo Guandu.

Partindo de Belo Horizonte, o trem passa por áreas de mata nativa, cruza o Rio das Velhas e segue o curso do Rio Doce, com paisagens que variam entre montanhas e planícies. A viagem margeia o Rio Doce, atravessando 17 túneis, pontilhões e formações rochosas, como a Pedra da Ibituruna, em Governador Valadares, cidade que marca a metade do caminho. A divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo é cruzada no último trecho, próximo a Cariacica.

A frota do trem foi renovada em 2014 com vagões da Romênia e, a partir de 2025, a Vale incorporou novos vagões chineses da CRRC. Todos os vagões contam com ar-condicionado, poltronas reclináveis, tomadas elétricas, luz de leitura, carro-restaurante e lanchonete. Há também vagão adaptado para cadeirantes e sala exclusiva para passageiros neurodivergentes, equipada com brinquedos pedagógicos e isolamento acústico. Serviço de bordo, Wi-Fi e monitores de vídeo completam a experiência.

Passagens

Os valores para o trajeto completo entre Belo Horizonte e Cariacica são:

  • Classe econômica: R$ 81

  • Classe executiva: R$ 116

Há descontos de 50% para idosos (acima de 60 anos, com renda de até dois salários mínimos) e pessoas com deficiência na classe econômica.

Com o novo horário noturno, a expectativa da concessionária é de ampliar a oferta de viagens, especialmente durante o verão e férias escolares, beneficiando turistas e famílias que desejam visitar destinos como Guarapari.