São Gonçalo do Rio Abaixo abre Escuta Pública para definir prioridades culturais no âmbito da PNAB

A partir desta terça-feira (1º de julho de 2025), a população de São Gonçalo do Rio Abaixo pode participar da definição das ações prioritárias para o setor cultural no município, no âmbito do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Até o dia 11 de julho, os cidadãos podem contribuir indicando suas sugestões por meio de um formulário disponível no site da prefeitura.

PNAB visa apoiar atividades artísticas em diversas áreas. Divulgação

A iniciativa visa garantir transparência e participação social na aplicação dos recursos destinados ao fomento cultural, conforme estabelecido pela Lei nº 14.399/2022. A PNAB tem como objetivo fortalecer o acesso à cultura, apoiar atividades artísticas e proteger os profissionais do setor, por meio de parcerias entre União, estados, municípios e sociedade civil.

A “Escuta Pública Ciclo 2 PNAB” marca a segunda etapa de distribuição de verbas para projetos culturais, após audiências públicas e consultas que ajudarão a elaborar os Planos de Aplicação de Recursos (PAR). A prefeitura reforça a importância da colaboração da população para direcionar investimentos que atendam às demandas locais.

Como participar e mais informações 

Além do formulário online, os interessados podem obter esclarecimentos junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por telefone ((31) 3820-2346 / 3820-2384), e-mail (cultura@saogoncalo.mg.gov.br) ou presencialmente na Rua Henrique Rubim, 57, Centro. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

A PNAB representa um marco na democratização da cultura, e São Gonçalo do Rio Abaixo busca, com a ajuda da população, otimizar os recursos para impulsionar a produção artística e cultural da cidade.