São Gonçalo adere à Prova Nacional Docente do MEC junto com mais de mil municípios brasileiros

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria Municipal de Educação, formalizou sua adesão à Prova Nacional Docente (PND), iniciativa do Ministério da Educação que visa aprimorar a qualificação dos professores e fortalecer as políticas educacionais no país. O município integra um grupo de mais de 1.000 cidades em 15 estados brasileiros que já aderiram ao programa.

Ilustração – Os interessados poderão se inscrever no período de 14 a 25 de julho, com aplicação das provas marcada para 26 de outubro.

Em Minas Gerais, 178 municípios já confirmaram participação, incluindo grandes centros como Belo Horizonte e Ipatinga, além de cidades da região como Mariana, Bom Jesus do Galho, Ferros, Aimorés, Antônio Dias, Itabira, João Monlevade, Santa Bárbara, Nova Era e Rio Piracicaba.

A PND servirá como instrumento unificado para seleção e contratação de professores em todo o território nacional. Os municípios participantes poderão utilizar os resultados da prova como etapa única ou complementar em seus processos seletivos para o magistério.

O edital completo já está disponível no portal da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo (www.saogoncalo.mg.gov.br) Link e será publicado no site oficial do governo federal até 25 de junho. Os interessados poderão se inscrever no período de 14 a 25 de julho, com aplicação das provas marcada para 26 de outubro. Os resultados finais serão divulgados em 10 de dezembro de 2025.

A avaliação, organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), integra o programa “Mais Professores para o Brasil”, que tem como objetivos principais a valorização dos profissionais da educação e o fomento ao seu desenvolvimento contínuo.