Pesquisa Itatiaia/VER aponta cenário de intenções de votos em Itabira
Candidato do PSB está na frente nas intenções de voto, segundo pesquisa Itatiaia/Instituto Ver
O prefeito Marco Antônio Lage, candidato à reeleição pelo PSB, lidera a corrida pelo Executivo municipal de Itabira com 63% das intenções de voto. É o que mostra a pesquisa Itatiaia/Instituto Ver, divulgada nesta sexta-feira (27).
Pesquisa aponta as intenções de voto no cenário eleitoral de Itabira. O gráfico destaca a liderança de Marco Antônio Lage com 63% das intenções de voto, seguido por João Izael (14%), Neidson Freitas (8%) e Ronaldinho Teteco (2%). Também inclui os eleitores indecisos (10%) e aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto (3%).
A pesquisa, que ouviu 400 eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro, também revela que, se considerados apenas os votos válidos, o prefeito conta com 72% da preferência dos eleitores. Com isso, ele se posiciona com uma larga vantagem sobre seus concorrentes.
Em segundo lugar, João Izael, candidato pelo Mobiliza, aparece com 14% das intenções de voto, seguido por Neidson Freitas (MDB) com 8% e Ronaldinho Teteco (PRTB), que soma apenas 2%.
Entre os eleitores que ainda não decidiram seu voto, o número atinge 10%, enquanto 3% afirmam que votarão em branco ou pretendem anular o voto.
Intenção de votos válidos dos candidatos à prefeitura de Itabira. Ele exibe a ampla vantagem de Marco Antônio Lage com 72% dos votos, seguido por João Izael (16%), Neidson Freitas (9%) e Ronaldinho Teteco (3%).
No levantamento espontâneo, no qual os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Marco Antônio Lage também lidera, com 57% das intenções de voto. João Izael surge com 10%, Neidson Freitas com 7%, e Ronaldinho Teteco com 2%. Outros 22% dos entrevistados ainda estão indecisos, e 2% afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto.
A pesquisa do Instituto Ver, contratada pela Itatiaia, ouviu 400 eleitores de Itabira, entre os dias 20 e 22 de setembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o registro MG-00623/2024