A comunidade de Itabira poderá participar de um treinamento sobre os procedimentos de segurança em caso de emergência envolvendo barragens. A Defesa Civil Municipal realizará, com apoio da Vale, no dia 18 de novembro, sábado, às 10h30, o simulado prático de emergência com a população que mora ou transita nas proximidades das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Cambucal I, Cambucal II e Sistema Pontal.
A atividade tem como objetivo reforçar a cultura de prevenção e orientar os moradores que vivem nesta área, além de visitantes, órgãos públicos e empregados da empresa sobre como agir em uma suposta situação real de emergência.
A participação no simulado é facultativa e é um direito da população, previsto em lei, além de uma oportunidade para que a comunidade conheça as medidas de segurança, bem como para que os representantes dos órgãos públicos avaliem e identifiquem se a sinalização e o sistema de alerta estão operando corretamente. A ação é preventiva e está inserida no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A Vale reitera que não houve alteração na condição de segurança das barragens de Itabira.
Como o simulado acontece?
No horário do exercício, haverá o toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado. Ao ouvir o alerta sonoro, os participantes deverão seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir ao ponto de encontro mais próximo, que são os locais seguros e protegidos de risco.

A Zona de Autossalvamento (ZAS) é a região em que se considera não haver tempo suficiente para uma intervenção das autoridades competentes em emergência envolvendo barragem de mineração. Ela é definida pela maior das seguintes distâncias: 10 km ou a extensão que corresponda ao tempo de chegada da onda de inundação – ou seja, caminho pelo qual o conteúdo da barragem seguiria em caso de rompimento – igual a trinta minutos.
Interdição de vias
Para garantir a segurança da população durante o simulado, haverá interdição temporária do trânsito de veículos no momento do exercício. Confira aqui os locais.
Prevenção e monitoramento
Com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua, a Vale tem equipes dedicadas a fazer a gestão de emergências junto às pessoas e em apoio à Defesa Civil e órgãos competentes. Para isso são realizados, periodicamente, treinamentos e exercícios simulados para preparar a população em caso de eventuais emergências com barragens, além de testes rotineiros dos equipamentos de alerta. O foco prioritário é a segurança das pessoas, o cuidado com o meio ambiente e a redução de riscos.
As principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 07 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa, além de receberem inspeções regulares de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas.

