A Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação de Itabira, em cumprimento da Lei Federal nº 13005/2014, realizam, no próximo dia 15 de dezembro, a Conferência Municipal de Educação 2021. Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o encontro acontece das 7h às 17h30, na no prédio amarelo da Funcesi, na rua Venâncio Augusto Gomes, n°50, no bairro Major Lage de Cima.
De acordo com a secretária de Educação, Luziene Aparecida Lage, os principais objetivos da conferência são: atender a legislação vigente do Plano Nacional de Educação e promover espaço de debate, a fim de efetivar o direito de educação para todos. “Além disso, o encontro é importante para consolidar uma gestão democrática com a participação de todos os sujeitos, como também reunir informações para contribuir no debate do documento referência, que servirá como política pública de educação”, afirmou a secretária.
Para a coordenadora de Educação Básica, Luana Alves Ferreira, as pautas debatidas abrangem os âmbitos municipal, estadual e federal, perpassando pelo Novo Plano Nacional de Educação 2024-2034. “No dia 15, vamos fazer a etapa municipal e em 2022 participaremos da etapa estadual e nacional. A conferência foi organizada de modo que os participantes passem por um credenciamento e, logo após, se dividam em salas temáticas para discutir eixos e subeixos do documento base”, esclareceu a coordenadora.
A conclusão da conferência se dará com a apresentação das discussões realizadas no encontro e a realização da eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual. Itabira terá que eleger oito delegados com representantes dos gestores da educação pública, alunos, famílias dos estudantes, profissionais de educação e do conselho.
Faça sua inscrição aqui, escolhendo a sala temática desejada, de acordo com o eixo e subeixo. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os profissionais da educação podem se inscrever do dia 9 a 11/12 e a comunidade do dia 11 a 13/12:
Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas
– SALA AZUL
Sub-eixos I e II:
https://forms.gle/2YrpoDfdJbbWJtNj9
– SALA AMARELA
Sub-eixo III:
https://forms.gle/DadwA7XhEkqdBYqa6
– SALA VERDE
Sub-eixos IV e V:
https://forms.gle/2xCsesZNPjtizodF8
– SALA ROSA
Sub-eixo VI:
https://forms.gle/Q9ewwYGwFdg6iuTN8
– SALA CINZA
Sub- eixos VII, VIII e IX:
https://forms.gle/sL8uuKuTnCZqSUEc7
Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação.
– SALA VERMELHA
Sub-eixos I e II:
https://forms.gle/gfKrAbZYRnrRtbfr6
Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.
– SALA BRANCA
Sub-eixos I e II:
https://forms.gle/aD6sxYhnQRqkjjtP9
– SALA ROXA
Sub-eixo III:
https://forms.gle/FbTNk3QtUDzq7B3E7
Confira a programação completa:
• 7h às 8h – Credenciamento.
• 8h às 8h20 – Abertura.
• 8h20 às 9h20 – Palestra: “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.
• 9h20 às 9h30 – Encaminhamento para as salas temáticas.
• 9h30 a 11h30
– Discussão e reflexão dos eixos e subeixos (nas salas temáticas).
• 11h30 às 13h30 – Intervalo de almoço.
• 13h30 às 14h – Preparação dos sub-eixos para apresentação aos demais participantes.
• 14h às 16h – Apresentação dos relatórios discutidos nos sub-eixos.
• 16h às 16h30 – Inscrição e eleição dos delegados.
• 16h30 às 17h – Apuração dos votos.
• 17h às 17h30 – Entrega de certificação.


