Comitê define estratégias para o combate à dengue em São Gonçalo

O Comitê de Combate às Arboviroses de São Gonçalo do Rio Abaixo se reuniu na manhã desta quinta-feira (9), no auditório do Pronto Atendimento, com o objetivo de definir estratégias integradas de enfrentamento à proliferação do mosquito transmissor da dengue. O encontro contou com a participação de representantes das secretarias municipais e da sociedade civil.

Apoio da população é fundamental para manter baixo índice de arboviroses. ACOM/PSGRA

Atualmente, o município encontra-se em nível verde nos indicadores nacionais e estaduais de monitoramento da doença. Até o dia 29 de setembro deste ano, foram notificados 57 casos confirmados de dengue em São Gonçalo, com maior incidência nos bairros Centro, Guanabara e Santa Efigênia.

A Vigilância em Saúde atribui o resultado positivo às ações preventivas realizadas de forma contínua pela equipe técnica do setor. Entre as principais medidas adotadas estão visitas domiciliares e a estabelecimentos comerciais, monitoramento por drone e mutirões de limpeza, que têm contribuído para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti.

O Comitê reforça a importância da participação da população no combate à dengue, por meio da vistoria regular de quintais, caixas d’água, vasos de plantas e demais recipientes que possam acumular água.

Em 2024, o município registrou 2.313 casos da doença e um óbito, o que reforça a necessidade de manter as ações preventivas e o engajamento coletivo no enfrentamento às arboviroses.