Câmara de São Gonçalo: Comissões Permanentes emitem pareceres favoráveis para dois projetos do Executivo

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou na tarde desta terça, 02 de setembro, através das Comissões Permanentes da Casa, a análise de duas pautas. Após discussões por parte dos representantes do legislativo municipal, os projetos receberam pareceres favoráveis. A sessão foi presidida pelo Vereador Flávio Silva de Oliveira (Flavinho Terra Branca), contando com relatoria do Vereador Gladston de Castro.

Os projetos tratam da criação do programa PROSPERA TECH, de incentivo a Ciência e Tecnologia, além da concessão de viaturas com o Estado de Minas Gerais, para atender o Corpo de Bombeiros Militar do município.

As seguintes pautas receberam aval das análises de comissões e estão aptas para votação em plenário:

  • Projeto de Lei n.º 22/2025 que, institui o Programa de Incentivo a Ciência, Tecnologia e Inovação de São Gonçalo do Rio Abaixo – PROSPERA TECH, cria o Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação e estabelece critérios para concessão de incentivos. Autoria do Executivo Municipal.

O projeto institui um programa municipal de incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico, através de: apoio financeiro, cessão de espaços, programas de capacitação, suportes técnicos e créditos subsidiados do programa Crescer sem Juros. Será criado o Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação (COMTI), que terá a responsabilidade de assessorar, monitorar e fiscalizar a execução do programa, sendo composto por 06 membros. A nomeação dos representantes será dada exclusivamente pelo Prefeito Municipal. O COMTI é o responsável por aprovar as empresas e startups aprovadas pelo PROSPERA TECH.

  • Projeto de Lei n.º 28/2025 que, autoriza o Município de São Gonçalo do Rio Abaixo a celebrar termo de cessão de uso móvel público e concessão de viaturas com o Estado de Minas Gerais – Corpo de Bombeiros Militar e dá outras providências. Autoria do Executivo Municipal.

O projeto autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar concessão de duas viaturas com o Estado de Minas Gerais, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, para atender o Posto Avançado dos Bombeiros Militar de São Gonçalo do Rio Abaixo. A finalidade é assegurar o melhor funcionamento da unidade operacional da corporação no município, atendendo às demandas locais relacionadas à segurança, prevenção e respostas a emergências.

Fizeram parte das análises das comissões, além do presidente e o relator da sessão, os seguintes vereadores: Rafael Neves (Tcheco), Diego Ribeiro, Edirlei Júnior (Juninho de Edirlei) e Marcos Bicalho (Kito). As comissões responsáveis foram as de: Administração Pública; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; Legislação, Justiça e Redação; e Política Urbana e Rural, de Habitação e de Serviços Públicos.