1º Festival 7 Faces Multicultural terá extensão com concurso cultural

Durante o encerramento, a produtora Carla Lisboa divulgou o lançamento do concurso cultural “Mostre a sua Arte”

Terminou no último domingo, dia 21, o primeiro Festival de Empreendedorismo Cultural da região, de abrangência estadual, produzido pelo Grupo Carla Lisboa – Negócios Criativos e Culturais, de João Monlevade. Intitulado Festival 7 Faces Multicultural, o evento contou com atrações musicais, teatrais e de dança com performances de artistas e grupos artísticos de cidades mineiras e local. O projeto obteve recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais.

De acordo a produtora e gestora Cultural Carla Lisboa, idealizadora do projeto, a sua expectativa foi alcançada, pois a principal proposta era a realização de ações que valorizassem e incentivassem a profissionalização do artista independente. Para ela, o festival foi uma experiência nova e prazerosa de se promover. “Estou satisfeita com o resultado e a repercussão que tivemos, pois houve muita interação entre os artistas e público. Para o próximo ano pretendo realizar a segunda edição com abrangência nacional”, explica.

O festival foi transmitido 100% online e teve sua abertura ao vivo, no dia 19 de março, com um bate-papo com o dançarino e multi-artista monlevadense, Yuri Drumond, e logo em seguida, foi exibido um vídeo com a trajetória artística do Yuri. Logo após, o primeiro dia de festival encerrou com apresentação musical do duo Dama-Triz. Durante as transmissões, o evento contou com um público ao vivo acima de 100 participações. A programação se estendeu no sábado e domingo, com oficinas, painéis, apresentações de dança, teatro e música.

No domingo, após encerramento das apresentações musicais, Carla divulgou o lançamento do concurso cultural “Mostre a sua Arte”, que será uma extensão do festival. O concurso será realizado através de votação popular, e irá contemplar os vídeos mais votados nas categorias de dança, música, teatro, literatura e humor, que receberão uma bolsa/premiação no valor de R$400,00. O regulamento e todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no link: https://grupocarlalisboa.com.br/7facesmulticultural/regulamento/

Artistas e suas impressões

Artistas que participaram do 1º Festival 7 Faces Multicultural revelam suas impressões sobre a iniciativa a nível estadual. Para a jornalista e fotógrafa, Thais Andressa, 26, de São João Del Rey, foi uma experiência marcante e enriquecedora, onde ela pode preparar a sua oficina, “A fotografia e o olhar poético sobre o cotidiano”, com dedicação para compartilhar conhecimentos com os inscritos.

Sobre a importância do evento para a sua carreira ela explica que é fundamental, principalmente nos tempos difíceis que estamos vivendo. “A arte é uma potência transformadora, um refúgio e uma forma de expressar nossas ideias e sentimentos. Os festivais possibilitam que estejamos em rede e que (as pessoas) possam nos acolher em nossas diversidades. E o aspecto positivo dos eventos, e no caso, festival online é a possibilidade de reunir pessoas de diversas localidades, estabelecendo pontes e alcançando um público maior”, enfatiza.

Já o multiartista monlevadense, Wir Caetano, 61, que participou pela primeira vez de um evento deste formato, conta que achou bacana a oportunidade, uma vez que o seu trabalho é de audiovisual, que encaixou muito bem no festival. Como jornalista, escritor, fotógrafo e letrista de música, ele ressalta que o evento foi mais que apropriado para expressar a sua arte. “A expectativa, no caso de um letrista de música – essa categoria tão desconhecida –, é sempre pequena, mas a satisfação foi grande”, garante.

Sobre a sua interação com os participantes do seu painel, “20 minutos de fama: da melodia”, Wir Caetano revela que o recurso de chat ao vivo do Youtube é muito bom para tal finalidade. “Podemos dialogar em tempo real, embora o meu painel não ter sido transmitido ao vivo, gostei do resultado”, finaliza.

O dançarino e multiartista monlevadense, Yuri Drumond, fez a abertura oficial do evento ao lado da produtora cultural, Carla Lisboa. Foto Divulgação