São Gonçalo cria material didático próprio para a rede municipal de ensino

Devido ao ensino remoto provocado pela Pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está elaborando todo o planejamento e a criação do material didático e pedagógico da rede municipal de ensino: o Plano de Estudo Tutorado (PET).
Segundo a Prefeitura, ao longo de 2020, a Secretaria utilizou o PET fornecido pelo Estado. A ideia de criar um material próprio surgiu por esforços da equipe pedagógica da Secretaria, com a intenção de padronizar o ensino remoto no município, levando as mesmas atividades para todas as escolas da rede, atendendo as especificidades de toda a comunidade escolar.
O PET consiste em apostilas de orientação de estudo e atividades por etapas da educação infantil e ano de escolaridade (Educação Infantil 1 e 2 e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental). Os conteúdos são baseados no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que os alunos e os professores trabalhem ao longo do período de isolamento social.
Ainda conforme a Prefeitura, cada município tem autonomia para produzir seu próprio PET, desde que sejam atendidas as exigências da Secretaria Estadual de Educação. No caso de São Gonçalo, ele é elaborado com a participação de todos os professores e equipe pedagógica, que dividem suas tarefas entre a criação do plano e o atendimento aos alunos no período de aula, através de grupos de whatsapp. O material está pronto e já sendo distribuído aos alunos.
Para a  secretária de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, o resultado é fruto do comprometimento e trabalho em equipe.  “Quero destacar o empenho e a disponibilidade dos professores por estarem na linha de frente da produção dos materiais e no acompanhamento da realização dessas atividades pelos alunos. E o envolvimento dos pais nesse processo de ensino e aprendizagem é de extrema importância para amenizar as perdas provocadas pelo ensino remoto”, afirmou.

Ensino híbrido em pauta

Na tarde de terça-feira (23), a equipe da Secretaria de Educação e diretores da rede municipal se reuniram na Escola Municipal Manoel Gonçalves Moreira, onde começaram a discutir a possibilidade de funcionamento do ensino híbrido no município. Caso isso se concretize, a Prefeitura deve fornecer kits de higiene e prevenção contra o novo Coronavírus a todos os alunos. O ensino híbrido é a modalidade de ensino que combina práticas presenciais e remotas, por meio do uso de ferramentas digitais, evitando assim aglomerações nas escolas.