Gabriel Quintão toma posse como vereador em Itabira, mas anuncia licença para continuar em São Gonçalo

O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Rio Abaixo, e suplente de vereador em Itabira, Gabriel Quintão (PDT) tomou posse como parlamentar itabirano na manhã de sexta-feira (16). No entanto, ele anunciou, logo após o ato formal, que não exercerá o mandato e continuará no cargo de à frente da Secretaria em São Gonçalo do Rio Abaixo.

Gabriel Quintão (PDT)

A posse ocorreu em razão da nomeação da vereadora Dulce Citi de Oliveira (PDT) para a Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Itabira, abrindo vaga para o primeiro suplente da coligação.

Pouco depois de assumir a cadeira no plenário, Gabriel Quintão, em discurso, explicou que vai seguir no Executivo de São Gonçalo do Rio Abaixo, pois essa é uma escolha vinculada a compromissos técnicos e profissionais, e não resultado de qualquer negociação política. Segundo ele, a continuidade na secretaria do município vizinho está relacionada ao trabalho que vem desenvolvendo na atração de investimentos e na diversificação econômica de São Gonçalo e que impactam também na região.

Gabriel Quintão é filiado ao PDT e ocupa desde março de 2025 a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Rio Abaixo, após convite do prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT). Naquela cidade, ele coordena ações estratégicas para fortalecimento das atividades econômicas locais e geração de empregos, além de políticas públicas para fomento do município, sobretudo, no contexto de pós-mineração.

Durante seu pronunciamento na Câmara de Itabira, o novo vereador declarou respeito ao Legislativo itabirano e ressaltou sua ligação afetiva com a cidade, afirmando que acompanhará decisões da casa mesmo sem exercer o mandato. Ele negou qualquer acordo político que motivasse sua decisão.  Ele ainda desejou sucesso à nova secretária de governo, a quem chamou de “colega de partido e de campanha”, afirmando crer que “ela fará um ótimo trabalho em defesa dos interesses da população”.