Câmara realiza reunião no distrito de Senhora do Carmo e homenageia cidadãos que fazem a diferença

Em um gesto de valorização da cidadania e dos protagonistas que escrevem, todos os dias, a história de Itabira, a Câmara de Vereadores aprovou, nesta terça-feira (8), a concessão de títulos e medalhas a cidadãos, cidadãs e instituições que impactam a cidade com suas trajetórias inspiradoras. A 23ª reunião ordinária da Casa aconteceu de forma itinerante no distrito de Senhora do Carmo, reforçando o compromisso do Legislativo com a descentralização das ações e o fortalecimento do diálogo com as comunidades.

Sessão itinerante reforça diálogo com a comunidade, reconhece lideranças locais e propõe melhorias para o distrito de Senhora do Carmo.

Além das homenagens, a sessão foi marcada por falas direcionadas às demandas do Carmo, com vereadores destacando a importância de mais investimentos na infraestrutura local, na mobilidade rural, na atenção à saúde e na valorização da cultura do distrito. A presença da Câmara no território também foi vista como símbolo de escuta ativa e respeito à população que, mesmo distante da sede, contribui diretamente para o desenvolvimento do município.

Entre os homenageados está o padre Hideraldo Veríssimo Vieira também será reconhecido com o Título de Cidadania Honorária, por seu papel essencial na promoção de valores humanos e comunitários.

A Medalha do Minério de Itabira será entregue a personalidades de relevância como Joaquim Ventura e Padre Paulo Henrique de Souza Leal, enquanto nomes como Otávio Augusto Pinheiro Pereira, Vinicius Augusto Custódio Martins e Jefferson Lucas Araújo Coelho (Lukinha DGG) serão homenageados com a prestigiada Medalha Carlos Drummond de Andrade, honraria que simboliza a excelência cultural e o espírito itabirano.

O reconhecimento das mulheres que constroem, lideram e transformam também teve protagonismo. Valdete Cunha, Ana Carolina Fernandes, Rosilene Guimarães, Janaina Lage, Polyane Florentino, Otacília Pena, Débora Vieira Gomes e Marta Custódio foram agraciadas com a Medalha Prêmio Mulheres que Transformam Itabira, em um tributo à força feminina que impulsiona a cidade a novos horizontes.

Instituições essenciais, como o Instituto Cultural Festim, a Associação Rural da Comunidade dos Gatos e o Max Instituto Odontologia Avançada, também tiveram seu impacto social reconhecido por meio do Diploma de Honra ao Mérito, desportista Diego Lima Caldeira recebeu o Diploma ao Mérito Esportista, evidenciando a importância do esporte como ferramenta de inclusão e transformação.

A sessão ainda contou com indicações estratégicas dos vereadores, que propuseram melhorias nas estradas rurais, revitalização de espaços públicos, ampliação da cobertura vacinal e incentivo ao turismo religioso e esportes de aventura, desenhando um futuro mais estruturado e inclusivo para a população itabirana.

A Câmara, no ano em que Itabira celebra seu 177º aniversário de emancipação política e o Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, reforça o compromisso de reconhecer os talentos que constroem, diariamente, a identidade da cidade.