AngloGold Ashanti suspende produção da mina de Santa Bárbara e demite 650 empregados

A AngloGold Ashanti anunciou a suspensão temporária da produção das minas de Córrego do Sítio (CDS), em Santa Bárbara. Segundo a empresa, a interrupção se deu em função da unidade estar com resultados operacionais negativos e alto custo crescente ao longo dos últimos anos. A mineradora confirmou que cerca de 650 empregados tiveram seus contratos de trabalho encerrados. Outros 400 funcionários ficarão em CDS ou serão realocados para outras unidades da empresa.

Complexo tem duas minas subterrâneas e duas plantas metalúrgicas; suspensão começou na segunda-feira | Crédito: Divulgação/AngloGold

A AngloGold Ashanti, informou, que mesmo após diversos estudos de alternativas, não houve cenário viável para a continuidade da operação neste momento. Apenas a produção da unidade está suspensa de forma temporária e todo processo será reavaliado de modo sistemático ao longo dos próximos anos.

As atividades essenciais de monitoramento de segurança, controle ambiental, manutenção e conservação dos ativos, bem como monitoramento patrimonial, estão mantidas. As estruturas geotécnicas, como barragens e pilhas, continuarão a ser gerenciadas e monitoradas normalmente, conforme a legislação. Além disso, o projeto de descaracterização da Barragem de CDS II será mantido até a sua finalização. A empresa afirmou que todas as estruturas estão seguras e estáveis.