
Fundada em 2020, a Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade combate incêndios em áreas verdes em 16 municípios do Médio Piracicaba, além de desenvolver ações de preservação e educação sobre o meio ambiente. A entidade também trabalha em parceria com a defesa civil dos municípios e capacitação de voluntários, cursos de primeiros socorros, entre outras ações.
No ano passado, por exemplo, o grupo, formado apenas por voluntários, debelou queimadas em Barão de Cocais, João Monlevade e na Serra do Caraça. Também já foi acionado para retirada de animais em empresas e residências.
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, como os prefeitos de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), e de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (Avante), presidente da Amepi. Também estiveram presentes o juiz diretor do Foro de João Monlevade, Estêvão José Damaso; o promotor Igor Citeli Fajardo Castro; a delegada Bruna Garcia, da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil; o comandante da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, Agnaldo de Souza Schuab; o contador Carlos Arthuso; o gerente de risco e emergência, Dr. Abdallah; e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de voluntários da região.

