Semana do Trabalhador – Metabase Itabira realiza segunda noite de palestras

   O quarto dia da Semana do Trabalhador realizada pelo Metabase Itabira teve como evento principal duas palestras realizadas no auditório da Funcesi. A primeira, Cidadania e Justiça, foi proferida pelo juiz titular da 2ª vara do trabalho, Adriano Antonio Borges. Ele discorreu sobre o trabalhador moderno, da sociedade moderna e do pensamento moderno. Falou sobre a exploração do egoísmo, “pois o trabalhador acaba sendo forçado ao individualismo extremo para que o pensamento coletivo perca ainda mais força, desvalorizando a categoria trabalhista e o coletivo. É necessário mostrar o poder da aglutinação. É necessário mostrar, não apenas dentro da categoria trabalhista, mas na sociedade em um todo, quais são as vantagens e o poder do associativismo, da união de classe, enfim da união da sociedade para sempre buscar soluções para conflitos e políticas futuras.”

   A segunda palestra, Reforma da Previdência, ministrada pelo advogado Alexandre Reijnan levantou muitos questionamentos no público presente. O palestrante fez um “balanço” do antes e depois da reforma da previdência e disse que se aprovada “o trabalhador não terá o direito de se aposentar nos moldes atuais. O valor da sua aposentadoria iniciará em 60% da média apurada, sendo que, o período que exceder a 20 anos de contribuição, será aumentado 2% a cada ano, ou seja, um trabalhador que se aposentou com 35 anos de contribuição terá direito a 90% da referida média, lembrando que para ter uma aposentadoria com valor integral terá que ser pago no mínimo 40 anos, caso contrário o valor será inferior a 100%.”

   O presidente da Metabase Itabira André Viana disse que estava muito satisfeito com as palestras e debates ocorridas durante a Semana do Trabalhador: “…foram momentos de intenso conhecimento. Sempre digo que informação é cumulativa, conhecimento é seletivo e comprovei ainda mais esse meu pensamento durante as aulas de conhecimento que tivemos. O Metabase Itabira não ficará restrito apenas à Semana do Trabalhador, levaremos mais conhecimento à sociedade Itabirana por meio de mais debates e palestras com o mesmo nível que promovemos neste dia. Conhecimento é tudo”. Finalizou.
AGENDA
Hoje, o Metabase Itabira realiza culto ecumênico na Praça Acrísio Alvarenga (pracinha redonda) por ocasião do acidente de Brumadinho que vitimou trabalhadores itabiranos. O evento será as 18 horas.