Prefeitura mantém reforma de sobrados históricos, agora com alvo na Fazenda do Pontal

O prefeito Ronaldo Magalhães informou na noite de terça-feira (21), durante a reabertura da Casa de Drummond, que a Fazenda do Pontal também passará por reformas, em breve. Na atual gestão, a Prefeitura de Itabira restaurou a Igrejinha do Rosário, o Museu de Itabira, a casa onde viveu a família do Poeta Maior – reaberta ontem -, e revitaliza o Museu do Tropeiro, no distrito de Ipoema. Os espaços históricos estavam ora fechados, ora deteriorados, à mercê do tempo.

A Fazenda do Pontal, imóvel com reforma em preparação, pertenceu ao pai de Carlos Drummond de Andrade e foi o local onde ele passou parte da infância. Em 1973, com a necessidade da construção de uma barragem de minério, a casa foi desmontada e as peças retiradas ficaram estocadas por três décadas. Em 2004, a Vale, então detentora das peças originais da casa, reconstruiu a fazenda utilizando as janelas, portas e umbrais guardados.

Ronaldo destacou que a agenda pública tem priorizado o resgate dos espaços, como fomento ao turismo histórico e cultural de Itabira. “Fazemos isso pensando na valorização de nossa cultura e muito além: pensando nas futuras gerações, para que conheçam e preservem sua história”, acrescentou.

A reabertura da Casa de Drummond reuniu autoridades políticas e representantes da cena artística local. Também compareceu o cidadão honorário de Itabira, Angelo Oswaldo, ex-secretário de Cultura do Estado e ex-prefeito de Ouro Preto. “Reabrir esta belíssima casa é importantíssimo à cultura de Minas Gerais e do país. Mostra que Itabira sabe preservar e compartilhar a memória do poeta”, disse o também escritor, curador de arte, jornalista, advogado e gestor público.

Reforma

A Secretaria Municipal de Obras investiu aproximadamente R$ 95 mil nas melhorias da Casa de Drummond. O trabalho começou por etapas, em maio do ano passado, e teve como parceira a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). As intervenções contemplaram troca de forros, telhado e luminárias, restauração do piso, nova pintura e revisão da rede elétrica e hidráulica.

Martha Mousinho, superintendente da FCCDA, enalteceu o trabalho feito e a perspectiva trazida. “O turismo de Itabira ganha novo fôlego. Recebemos há pouco tempo um museu; agora, a Casa do Poeta – espaços que se completam e, com outros equipamentos, mantêm uma memória viva. Vivemos num país e num mundo com momentos de crise em vários aspectos. A cultura e arte trazem alento e motivação às pessoas”.

Exposição

Na solenidade desta terça-feira foi inaugurada ainda a exposição “Na Casa do Pai – Vida e Obra de Maria Julieta Drummond de Andrade”. Com curadoria de Neide Barbosa, a mostra retrata o trabalho da escritora e sua relação com o pai.

A Casa de Drummond está localizada na Praça do Centenário, na região central. Pode ser visitada das 8 às 18 horas, de terça a sexta-feira; e das 10h30 às 16h30, aos sábados, domingos e feriados.