Prefeitura de São Gonçalo realiza ações de combate à dengue, zika e chikungunya

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando diversas ações visando a eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Semanalmente é realizado pela Vigilância Epidemiológica “ação de armadilhas”onde um pneu é preenchido com água nas comunidades rurais e é feito o monitoramento da circulação do mosquito da dengue no local.

Os agentes de endemias estão visitando residências, comércios, instituições públicas e terrenos vagos para o recolhimento de objetos inservíveis onde for necessário. Além das visitas domiciliares, os agentes dedicam atenção especial aos pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos e cemitérios, onde os depósitos estão sendo vistoriados e os proprietários são orientados sobre a maneira adequada de guardar os materiais utilizados nesses locais.

O trabalho dos servidores é auxiliado pela bomba motorizada costal que consiste na aplicação de inseticidas nas localidades com casos suspeitos e ou confirmados de dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela em um raio de 400 metros.

Mutirão contra a Dengue

Em maio terão início os mutirões de combate à dengue no município. A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter os quintais limpos e alertar sobre o aumento do número de focos do mosquito.

No sábado (11), o mutirão vai passar pelo bairro Guanabara, a partir das 8h. Os serviços seguem no sábado seguinte (18), nos bairros Santana e Monte Verde. No sábado (25), os trabalhos ocorrem no bairro Patrimônio. As equipes do mutirão vão recolher latas, brinquedos velhos, garrafas e todo tipo de entulho que acumule água e sirva de criadouro para o mosquito.