Santa Bárbara alcança 99,43% de cobertura vacinal contra a Febre Amarela

O Município já chegou à marca de 99,43% de cobertura vacinal contra a Febre Amarela. É importante destacar que estes dados são da Gerência Regional de Saúde de Itabira, a qual Santa Bárbara pertence.

A cobertura vacinal é calculada pelo número de doses aplicadas, dividida pela população alvo, multiplicado por 100. Atualmente, o município possui nove casos confirmados de Febre Amarela, e, dentre eles, dois óbitos registrados em janeiro.

Santa Bárbara possui cerca de 30.000 habitantes, e, de acordo com a Gerência Regional de Saúde, em 10 anos quase 29.000 pessoas já haviam sido imunizadas em combate a doença.

Neste contexto, mesmo com quase toda a população imunizada, a Secretaria de Saúde continua empreendendo uma força tarefa para vacinar todos os cidadãos não vacinados ou sem comprovante de vacinação. No último sábado (3), mais dois postos de saúde (Brumal e Santa Terezinha) funcionaram em horário estendido, de 8h às 17h.

Além disso, todos os postos de saúde da Cidade estão disponibilizando a vacina de Febre Amarela, de segunda à sexta, de 7h às 17h. Ainda assim, as visitas dos agentes de endemias e a orientação à população sobre o mosquito transmissor, bem como a busca ativa dos casos suspeitos humanos e primatas foram intensificadas.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, aquele que tomou pelo menos uma dose a partir dos nove meses de idade, é considerado vacinado.

Confira a Nota Técnica da Subsecretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais com as orientações para a vacinação contra a Febre Amarela.