Prefeitura de Santa Bárbara implanta novo programa de formação profissional

O Município criou, este ano, o programa Jovem Profissional, regulamentado pela Lei 1863/2018, abrangendo quatro segmentos de atuação: Jovem Talento, Estágio Curricular, Estágio Pedagógico e Residência em Governança Pública.

No âmbito desse Programa, a Prefeitura abriu no dia,14, as  inscrições para o estágio pedagógico remunerado de alunos que cursam Pedagogia e Licenciaturas, a partir do 3º semestre até no máximo o 7º. O objetivo é desenvolver competências na prática pedagógica em sala de aula, numa perspectiva de aperfeiçoamento profissional, nos domínios científico, didático e pedagógico. Serão 10 vagas, sendo que, as inscrições já se encerram no próximo dia 18.

Assim sendo, poderão participar do Programa de Estágio os estudantes de curso superior reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A duração é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, conforme critérios da Lei de Estágio. O fim do vínculo acontece, automaticamente, com a formatura ou colação de grau do estagiário e/ou trancamento de matrícula ou abandono de curso, caso isso ocorra antes do término do contrato.

As inscrições serão realizadas na Diretoria de Gestão de Pessoas, de 9h às 11h e de 14h às 16h, localizada na Praça Cleves de Faria, nº 104, Centro. Conforme o edital, é preciso levar, no ato da inscrição, CPF e RG; comprovante de residência; e declaração atualizada de matrícula e frequência emitida pela Instituição de Ensino, com o período em que o aluno cursa. A inscrição é gratuita.

O estágio será realizado nas escolas municipais e outras dependências. O valor da bolsa é de R$500 para uma jornada de atividade de quatro horas diárias, totalizando, 20 semanais. O resultado será divulgado no portal eletrônico da Prefeitura, até o dia 25 de maio.

Jovem Profissional

O Programa foi criado como um instrumento para reduzir as desigualdades sociais, promover a participação dos cidadãos e a primeira experiência profissional em gestão pública, de modo a propiciar tanto o desenvolvimento educacional e social quanto o fortalecimento da integridade pública como pilar estratégico de governança da administração municipal.