Nova Carteira de Identidade deve ser emitida em Minas a partir de 2020

O novo modelo da Carteira de Identidade, que passou ser emitido em São Paulo a partir desta terça-feira (20), deve entrar em vigor em Minas Gerais apenas em 2020.  

Os novos parâmetros atendem ao Decreto Federal 9278, de 5 de fevereiro de 2018, que estabelece prazo até março de 2020 para que os estados atendam à nova padronização.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais,  o órgão “está empenhando para cumprimento do prazo”, e não há expectativa de antecipação no Estado.  O novo documento deve ser emitido em Minas a partir de 2020.

O novo RG poderá receber informações de outros documentos como título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/Pasep.

O nome social também poderá constar no documento, sem necessidade de alteração do nome do registro civil. Outra novidade é a redução do tamanho do documento, passando a ter dimensão de 85,6×54 mm, e adoção do QR Code que servirá para garantir a autenticidade.

Apesar da mudança, a antiga Carteira de Identidade continua valendo. (Amanda Souza, sob supervisão de Cássia Eponine)

Confira o novo modelo:Divulgação / 

nova carteira de identidade