“Música para Cinema” chega a São Gonçalo do Rio Abaixo

A Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, faz concerto de lançamento do álbum ‘Música para Cinema, no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, no próximo domingo (15), às 20h. O concerto tem entrada gratuita, mas o ingresso pode ser adquirido na bilheteria do Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, a partir das 19h.
Com direção musical de Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, o concerto reproduz o disco na íntegra. O projeto que culminou na gravação do álbum nasceu há dois anos, com a finalidade de promover uma homenagem ao cinema, ao contar parte da história da sétima arte através de trilhas sonoras que, ao longo do século XX, tornaram-se inesquecíveis e de grande importância para a cultura moderna. O álbum possui 11 faixas e foi gravado no Estúdio Solo, em Belo Horizonte. O disco contou com gravação, edição, masterização e mixagem do engenheiro de som alemão Ulrich Schnneider (USC Brasil), com passagens pela Filarmônica de Berlin e Osesp.
Segundo o maestro, o cinema apresentou para o mundo uma série de músicas e canções que há muito fazem parte de nosso imaginário. “Quando pensamos em Casablanca, um clássico do cinema hollywoodiano, é difícil não nos lembrarmos da célebre performance do personagem Sam, interpretado pelo grande Dooley Wilson, em uma icônica versão de As Time Goes By. Isso demonstra não só o poder do som como cápsula de memória, mas como preponderante na própria narrativa cinematográfica e na construção de histórias que se tornaram um marco em nossa cultura”, comenta Toffolo.

Além de As Time Goes By, o público terá a oportunidade de conferir versões orquestrais de temas de filmes como A Noviça Rebelde, Cinema Paradiso, O Carteiro e o Poeta e boa parte da obra de Charles Chaplin.

Antes do concerto, às 19h30, o público terá a oportunidade de dialogar com o Maestro Rodrigo Toffolo, que promoverá um bate-papo, no formato de palestra, abordando o processo de criação de um produto musical e a importância da trilha sonora no cinema. A apresentação tem apoio da Vale.
Orquestra Ouro Preto
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do País, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo jovem vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. A orquestra foi criada em 2000, e seu trabalho é marcado pelo experimentalismo e ineditismo.