IPVA – Mais de 3,3 milhões de carros estão irregulares a dez dias para exigência do licenciamento

Motoristas com placas de final 1 a 5 serão os primeiros a serem cobrados pela polícia para apresentar o certificado. O condutor flagrado em situação irregular comete infração gravíssima, com a perda de sete pontos na carteira de habilitação e pagamento de multa de R$ 293,47. O automóvel ainda é recolhido. Para as placas com finais de 6 a 0, a data limite é 31 de agosto.

O vencimento do imposto terminou em 20 de março para todos os veículos. A multa por atraso é de 0,15% ao dia.

Coordenador de policiamento do Batalhão de Polícia de Trânsito da PM, o tenente Serafim da Silva reforça que os militares já poderão aplicar as sanções durante as operações da corporação. A falta do documento físico para quem quitou os débitos, no entanto, não renderá punições. “Verificamos pelo sistema”, explica. Já quem pagou o licenciamento, mas ainda tem débito de multas, será autuado. “Apesar de ter quitado (certificado), não está licenciado”, alerta.

Como fazer

Para ficar em dia, o proprietário deve emitir os guias no site fazenda.mg.gov.br

O pagamento deve ser feito nos caixas eletrônicos ou guichês dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Sicoob, Mercantil do Brasil e casas lotéricas. É necessário apresentar o Registro Nacional de Veículo (Renavam).