HNSD e brinquedistas do grupo “Alegria, Alegria” promovem ação de conscientização e prevenção da infecção hospitalar

Foi entoando os versos acima, que fazem uma paródia da música “Bella Ciao”, que ficou famosa no Brasil graças ao seriado “La Casa de Papel”, que a equipe do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), juntamente com o grupo de brinquedistas “Alegria, Alegria”, circulou pelas dependências da instituição na quarta-feira, 23 de maio, alertando para os riscos das infecções hospitalares.

A intervenção fez alusão a duas datas que promovem a importância da higiene para garantir a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. Em 5 de maio foi comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, já no dia 15 do mesmo mês foi a vez de lembrar do Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar.

“O combate a infecção hospitalar deve ser feito diariamente com as corretas práticas de higienização, tanto pessoal quanto do ambiente. Então essa ação foi pensada como forma de sensibilizar os colaboradores do hospital de que lavar as mãos e seguir os protocolos da instituição são a melhor forma de prevenir os riscos de infecção e o surgimento de sepse hospitalar”, destaca Natália Valéria da Cruz Silva, enfermeira-coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HNSD.

Qualquer pessoa que entrar em um hospital e tiver contato com pacientes internados deve lavar bem as mãos com água corrente e sabão. Logo em seguida, é importante higienizar também com álcool 70%. Essa ação simples é o principal meio para combater os riscos de infecção hospitalar.

Já os profissionais da saúde, além da higienização das mãos, também devem usar sempre instrumentos esterilizados e desinfectados, além de seguir os protocolos de segurança ao paciente.

“Sem o efetivo controle da lavagem de mãos e sem a propagação da importância dessa atividade, o básico não é feito e nós vamos disseminar germes, pois a mão é o principal propagador desses germes. Então, sem essa higienização, os hospitais não conseguem dar seguimento a um controle efetivo da infecção hospitalar”, observa Marcello Fontana, infectologista e médico-coordenador do SCIH.

Saiba o que é sepse

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo e é produzida à partir de uma infecção (como a hospitalar). A enfermidade pode atingir um órgão e se espalhar por todo o corpo, podendo levar o paciente ao óbito.