De 15 a 19 de julho – Itabira comemora a 26ª Semana do Produtor Rural

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos técnicos e profissionais, em busca da melhoria da qualidade de vida e da produtividade, a 26ª Semana do Produtor Rural de Itabira contará com 20 cursos de capacitação relacionados à produção e reaproveitamento de alimentos, artesanato, manuseio de maquinário, entre outros temas. Esta edição acontece entre os dias 15 e 19 de julho, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire.

Todos os cursos ofertados contam com as novas exigências legais, tecnológicas e agronegócio. O público-alvo são os produtores rurais, agricultores familiares, trabalhadores e profissionais liberais ligados às áreas rurais. As capacitações serão ministradas no Parque de Exposições Virgílio José Gazire e na Fazenda Palestina.

De acordo com a programação, três cursos serão realizados entre os dias 22 e 26, e 29 e 2 de agosto, ou seja, fora da Semana do Produtor: Apicultura, Boas Práticas de Fabricação/ Agricultura Familiar, e Casqueamento e Ferrageamento. As inscrições foram feitas no Sindicato Rural, no bairro Pará. Com vagas limitadas, grande parte dos cursos já estão com as inscrições encerradas.

Este ano, os interessados podem contar ainda com os seguintes cursos: Cuidados com Ordenhadeira Mecânica, Doces Cristalizados/ Geleias e Doce em Barra, Quitandas, Artesanato em Bambu, Artesanato em Coador de Café (Peças Utilitárias), Tratorista, Defumados, Queijos, Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadeira, Cuidados Básicos com Idoso, Cultivos de Frutas/ Pomar, Cria e Recria de Bezerras, Construção de Fossas Sépticas, Proteção e Recuperação de Nascentes, Saúde da Mulher e Solda.

Após a conclusão, os participantes receberão certificados. A entrega será durante o encerramento, que contará ainda com a comemoração do 5º Dia da Comunidade Rural. Durante toda a sexta-feira (19), haverá culto ecumênico, apresentações culturais, palestras, homenagens e sorteio de brindes.

Ainda durante o encerramento das atividades, o público poderá conferir os estandes da Apafi, Aapitar, IEF, Polícia Ambiental, artesãs de senhora do Carmo, entre outros. Fornecedores de equipamentos e insumos para produtores rurais também estarão presentes com suas mercadorias.

A 26ª Semana do Produtor Rural é promovida pela Prefeitura de Itabira, Sindicato dos Produtores Rurais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Grande evento de extensão do município, a primeira edição aconteceu em 1985 e, a partir de 1994, a Semana do Produtor Rural passou a ocorrer anualmente, em comemoração ao Dia do Produtor Rural.