Clínica Escola da Funcesi oferece atendimento gratuito em diferentes especialidades

Cerca de 360 pessoas são atendidas por fisioterapeutas qualificados e alunos do 7° período de Fisioterapia, durante a semana

 A Clínica Escola da Funcesi foi criada em 2007 com a proposta de atender à demanda de estágios curriculares obrigatórios do curso de Fisioterapia. Para além das funcionalidades acadêmicas e profissionais, o espaço também tem como objetivo oferecer atendimento gratuito e especializado à comunidade. Hoje, a Clínica Escola é referência na área da saúde para os moradores de Itabira e região.

 No espaço saúde, os pacientes têm acesso a quatro especialidades: Neurologia, Ortopedia, Ginecologia, Cardiorespiratória, além do acompanhamento fisioterápico. Atualmente, cerca de 50 atendimentos são realizados por dia e 360 por semana, todos de forma gratuita. De 2007 a 2016, mais de 153.688 atendimentos foram feitos pela equipe da Clínica Escola da Funcesi. 

 Para a coordenadora acadêmica do curso de Fisioterapia, a professora Juliana Aparecida Braga Cruz, a experiência vivenciada no espaço saúde é muito importante para enriquecer a vivência dos alunos e contribuir com a diretriz de formação. “A prática é supervisionada em áreas diversas e prepara o aluno para atuação profissional”, disse a coordenadora.

 Juliana ainda conta que os estudantes que participam do projeto e da disciplina são avaliados por meio do feedback dos pacientes, pelos planos de tratamento e por um supervisor acadêmico. “Todo esse acompanhamento durante o estágio é para que o aluno consiga evoluir em suas necessidades e habilidades”, afirmou a professora.

 Além de contribuir para a formação profissional, a Clínica Escola, por oferecer vagas para atendimentos fisioterapêuticos, é um importante serviço prestado à comunidade. De acordo com Juliana, ser paciente lá é uma oportunidade de atendimento qualificado e sem custo. Ela ainda disse que a fisioterapia contribui para o alcance da funcionalidade humana, integrando o indivíduo com incapacidades, em todos os seus contextos. Assim, é possível reafirmar a necessidade de se manter iniciativas como esta da Funcesi.

 Estrutura

 Os novos pacientes que querem conhecer o trabalho da Clínica Escola podem entrar em contato, através da recepcionista, para agendar um horário e apresentar o encaminhamento médico. A estrutura fica na própria Funcesi, no 1º andar prédio Areão.

 O  espaço físico consta de quatro laboratórios, quatro consultórios , recepção, banheiros, copa e amplo estacionamento, além de seguir as regras de acessibilidade para portadores de deficiências físicas.

 Na Clínica Escola é realizado reabilitação nas especialidades cardiorrespiratória, saúde da mulher, fisioterapia neurológica e traumato ortopédica.  Para mais informações basta entrar em contato pelo (31) 3839-3683.