Adolescente Voltará a Ouvir por Aparelho Comprado Pela Prefeitura de Barão de Cocais

O prefeito de Barão de Cocais, Décio Santos, acompanhado de Mônica Braga/Dir. Dep. Saúde, representando o secretário da pasta, Edson Santos, (ausente por motivo de saúde),fez na última sexta-feira, 04/05, no prédio da secretaria de saúde, a entrega do Processador de Fala CP-810/NUCLEUS 5, um modelo de aparelho auditivo, adquirido pela prefeitura municipal e repassado a Sra. Sidineia  Lopes, mãe de Carolina L. dos Santos, portadora de deficiência auditiva, e que será a usuária do aparelho.

Para quem ouve, imaginar como seria um mundo sem sons pode parecer difícil. Para muitas pessoas surdas, essa é a realidade. Pacientes que têm deficiência auditiva severa a profunda não conseguem ouvir nada ou, se ouvem, são apenas alguns ruídos. Nesses casos, os aparelhos auditivos não funcionam, e a esperança de um dia ouvir vem de um implante coclear.

“… minha filha nasceu com sérios problemas de surdez, e se comunica por meio da linguagem de sinais. Ela já usa um parelho de audição, mas que  já ficou obsoleto por causa do grau de surdez da minha menina, e não oferece mais as condições necessária pra que ela possa ouvir direito, sem falar na dificuldade de aprendizagem e se comunicar com as pessoas ao seu redor. Ela nem frequenta a escola mais por conta desse problema auditivo”, D. Sidineia Lopes.

PRESA NO BANHEIRO

E por causa dessa deficiência auditiva severa , numa certa vez, ela acabou ficando presa dentro do banheiro. Fecharam a porta sem saber que minha filha estava lá dentro, e ela sem conseguir se comunicar, acabou ficando ‘trancada’ no local por um bom tempo”, conta.

Com a compra desse aparelho que é mais moderno, o ouvido biônico, uma nova esperança surgiu pra minha filha, será tudo na vida dela. É com muita emoção que agradeço ao prefeito Décio pela compra desse aparelho, e também a todas as pessoas envolvidas nesse processo, que nos auxiliaram até aqui”, destaca a mãe de Carolina Santos.

IMPLANTAÇÃO

De acordo com informações de Mônica Braga, Dir. Departamento de Saúde, a próxima etapa será a reprogramação do novo aparelho, pois a paciente já havia feito o ‘implante coclear’ em 2009. A reprogramação será feita no Hospital de Reabilitação de anomalias craniofaciais na  cidade de Bauru-SP, a consulta está agendada para a próxima quarta-feira, 16/05.

“… a caixa só poderá ser aberta no momento de implantação do aparelho na paciente pelo profissional especializado, neste caso, o fonoaudiólogo”, explica Mônica.

O procedimento consiste em uma prótese colocada na parte interna do ouvido e outra presa ao redor da orelha. O implante coclear consiste numa prótese inserida dentro da cóclea (parte interna do ouvido) por meio de uma cirurgia e outra presa ao redor da orelha, composta pela antena e o processador de fala. O aparelho capta os sons e transfere diretamente este som para o nervo auditivo, possibilitando que o paciente gradativamente comece a ouvir.

Por se tratar de um dispositivo de alta complexidade, a cirurgia e a reabilitação do paciente são feitas em hospitais credenciados pelo Ministério da Saúde.

A cirurgia é apenas uma etapa de todo o processo de reabilitação auditiva. Depois de algumas semanas, após a operação, o paciente retorna e faz a ativação, momento em que o aparelho é ligado e quando se ouve os primeiros sons. Pacientes que passam por esse tipo de cirurgia tem todo um processo de reabilitação e voltam ao hospital onde receberam o implante.

Após a ativação, o paciente ainda fica em acompanhamento por uma equipe médica por um período para que suas habilidades auditiva essenciais se desenvolvam gradativamente.(como a fala, por exemplo). E alguns pacientes, que nunca ouviram antes, precisam aprender o novo tipo de linguagem.

“Uma das coisas mais importantes que temos na vida é o poder de nos comunicar com os outros e com o mundo, e um sentido importante como a audição faz parte disso. Ajudar a devolver a uma pessoa a possibilidade de se interagir com o mundo, como neste caso, faz com que nossa vontade de trabalhar e determinação, sejam renovadas. Será um novo começo de vida pra Carolina e sua família”, destaca o prefeito de Barão de Cocais.

Mesmo passando por um momento preocupante e turbulento ,financeiramente, estamos conseguindo vitórias importantes. Acredito que isso seja uma das coisas mais importantes que a gente faz no dia a dia”, comentou o prefeito de Barão de Cocais.