No combate ao sarampo, Saúde intensifica vacina a partir do dia 7

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizará, entre os dias 7 de outubro e 30 de novembro, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo no estado. Neste ano, a estratégia de imunização será realizada em duas etapas, que contemplarão os grupos mais acometidos pela doença, com objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo no Brasil.

Ao longo da primeira etapa, que vai do dia 7 a 25 de outubro, será realizada vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas, sendo o Dia D de Mobilização em 19 de outubro. Já na segunda etapa, a ser realizada de 18 a 30 de novembro, será o momento para os jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos, se vacinarem. Para essa fase, o Dia D de Mobilização está marcado para 30 de novembro.

De acordo com dados do período entre 1997 e março de 2019, Minas Gerais apresenta cobertura de 73,67% em pessoas com uma dose da tríplice viral. Já com relação à segunda dose, esse número cai para 41,43%.

Desde o início do ano foram confirmados 30 casos de sarampo em Minas Gerais e o estado está com surto ativo da enfermidade, segundo o Ministério da Saúde. Em João Monlevade, de três casos suspeitos da doença, exames indicaram negativo para dois pacientes. O resultado do terceiro exame deve ser divulgado ainda nesta semana.