Mudança no protocolo faz com que Itabira suba de 9 para 33 casos suspeitos de coronavírus

Após novo protocolo definido pelo Ministério da Saúde, os casos suspeitos de gripe também serão considerados suspeitos de coronavírus. Com isso, o número de notificações suspeitas em Itabira subiu para 33.
Segundo o item 3.2 do Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus, os pacientes com casos suspeitos de gripe deverão se dirigir às unidades de saúde. Uma vez confirmada a suspeita, para estes pacientes, o prazo de isolamento se faz por quatorze dias, também para os familiares.
Quem estiver nessa condição terá um tratamento específico, com prioridade para idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestante e mulheres dentro do prazo de até 45 dias após o parto.
Essa investigação, após a chegada aos postos de saúde, devem envolver um sistema de triagem rápido, chamados “fast track”, no termo em inglês. Para estes casos, o paciente deve ser levado para um local específico e profissionais levantam as informações, mantendo distanciamento adequado. A orientação do ministério é que esses espaços sejam ventilados, de modo a evitar os riscos de contágio.
Dois dos casos já foram descartados. A assessoria de comunicação da prefeitura informou, que realizou um exame de coronavírus por conta própria, não aguardando a Funed, visto que os exames têm demorado em torno de 15 dias para saírem os resultados. O período que era de 7 dias, passou a ser de 10 a 15 dias devido a alta demanda