Itabira recebe preparativos para maior simulado de evacuação a partir de hoje

A Defesa Civil de Minas Gerais e a Vale iniciaram hoje, segunda-feira (12), a organização do simulado de emergência de barragens em Itabira. Ruas e avenidas da cidade serão fechadas temporariamente para montagem da infraestrutura.

O simulado será realizado no dia 17, sábado, a partir das 15h. 

A Defesa Civil considera este o maior simulado de barragens já feito em Minas Gerais. Inicialmente, ele havia sido marcado para 29 de junho, sendo remarcado para 6 de julho e, agora, para a data atual. 

Itabira tem aproximadamente 120 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 15 barragens da Vale cadastradas na Agência Nacional de Mineração (ANM). 

De acordo com a Defesa Civil, serão realizados treinamentos levando em consideração a pior das hipóteses, na qual estouraria todas as estruturas do complexo.

Preparação

Mais de 60 trechos de ruas e avenidas da cidade serão interditados para a colocação de tendas, cadeiras, banheiros químicos, entre outros itens, em 96 pontos.

O fechamento das vias acontecerá nos bairros Centro, Praia, Juca Rosa, Santa Inês, Eldorado, Jardim das Oliveiras, Laboreaux, Campestre, Bela Vista, Nova Vista, Bethânia, Ribeira de Baixo, Palmital, Juca Batista, Água Fresca, Gabiroba, Machado,Valença, Santa Ruth, Fênix, Abóboras, Jardim Belvedere, Conceição.

Já no dia do evento, algumas rodovias devem ser fechadas por cerca de uma hora, entre 15h e 16h, para a realização do simulado. A definição das vias ainda será confirmada.

Simulado
As defesas civis Estadual e Municipal, a Prefeitura de Itabira e a Vale, com apoio das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, realizam no dia 17 de agosto (sábado), às 15 h, simulado de emergência de barragens de mineração na cidade.

A atividade, de caráter preventivo, envolverá aroximadamente 19 mil pessoas de mais de oito mil imóveis, localizados em 27 bairros do município. Essas áreas estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal, Cambucal l e Cambucal ll, e Zonas de Segurança Secundária (ZSS) urbana de Itabiruçu e Conceição. Empregados da mina Conceição, que estiverem tralhando no dia e horário do simulado, também participarão do exercício.

O objetivo é orientar a população e empregados sobre como proceder em caso de emergência de barragem. Durante o exercício, a população deverá se dirigir para um dos 96 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora das ZAS.

Cerca de 4 mil profissionais estarão envolvidos na organização e condução do evento.