Itabira concorreu ao X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na noite de ontem

Na noite desta terça-feira (13/11), em Belo Horizonte, o prefeito Ronaldo Magalhães participou da cerimônia de premiação da 10ª edição do programa Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também estiveram presentes o secretário José Don Carlos Alves Santos (Desenvolvimento Econômico) e o assessor José Wilson Campos (Projetos e Captação de Recursos).

De acordo com o prefeito, esta foi a segunda vez que Itabira concorreu ao prêmio, já que em 2002, em seu primeiro governo, a cidade também foi finalista. “Esse prêmio é interessante porque traduz a motivação dos projetos municipais. Tudo acontece nos municípios. Apesar dos grandes orçamentos e todas as verbas do Governo Federal, quem trabalha e luta junto às comunidades, são os municípios”, destacou Ronaldo Magalhães.

Neste ano, com o projeto ItabiraHUB, primeiro coworking público do estado, Itabira concorreu na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico e ficou entre os 30 finalistas. No total, foram 106 prefeituras inscritas, 96 projetos habilitados e apenas oito vencedores. “Itabira ficou bem classificada, foram mais de 100 projetos apresentados e chegamos novamente à final. Isso representa o trabalho que estamos fazendo, principalmente na área de tecnologia, buscando parcerias com as faculdades e com a Unifei para desenvolver as startups que contribuem para o desenvolvimento econômico da nossa região e talvez até do Brasil, pois são poucos os coworkings públicos”, avaliou o prefeito.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Teodomiro Diniz Camargos, os projetos desenvolvidos pelas prefeituras resultam em municípios mais independentes e autônomos. “Para o Sebrae hoje é um dia de festa porque nosso objetivo é incentivar cada vez mais os 853 municípios. Esse prêmio traz à mostra todo o suor que os prefeitos têm despendido para fazerem a administração pública mais eficiente e resgatar a nação”, concluiu.

Apesar de não ter ganhado o prêmio, Itabira como finalista recebeu um certificado de eficiência do Sebrae e receberá também uma consultoria completa do projeto inscrito, contendo análise e sugestões para evoluir ainda mais.

Prefeito Empreendedor

É um programa de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município. São avaliados projetos que promovem sustentabilidade, acesso ao crédito, políticas voltadas aos microempreendedores, aumento da produtividade, comércio local, produção rural e estímulo à cultura.