Itabira começa a vacinar idosos acima de 89 anos

Começou em Itabira, nesta quinta-feira (18), a vacinação contra a covid-19 para idosos com idade acima de 89 anos. A imunização acontece no estacionamento da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), no sistema drive-thru, das 9h às 16h30, e segue até a sexta-feira (19) nesta faixa etária.

Para se vacinar, o usuário deve apresentar a carteira de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF e comprovante de endereço. Os idosos com dificuldade de locomoção ou acamados devem informar a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) mais próxima de sua residência para programar a data da aplicação da primeira dose. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que há 750 pessoas cadastradas na faixa etária acima de 89 anos e garantiu que a segunda dose do imunizante já está reservada para todas elas.

A segunda dose da vacina para este grupo já está garantida. No entanto, neste momento, estamos aguardando uma posição do Governo de Minas para saber o número de doses que serão enviadas para Itabira na próxima remessa. Só a partir daí poderemos programar a imunização de grupo prioritário seguinte, que serão as pessoas abaixo de 89 anos até uma faixa etária que a gente dê conta de atender para não faltar vacina para a segunda dose”, explicou a secretária municipal de Saúde, Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage.

Neide das Graças Gonçalves de Morais levou a mãe, de 91 anos, para receber a primeira dose da vacina logo nas primeiras horas desta quinta-feira. Para ela, a imunização dos idosos, comprovadamente um dos grupos mais vulneráveis ao contágio pelo novo coronavírus, é um alívio. “É uma alegria muito grande ver quer minha mãe está sendo vacinada. Na verdade, esperamos que todas as pessoas também recebam a imunização para a gente ficar livre dessa doença que assolou o mundo todo”.

Sobre o sistema de vacinação por drive-thru, Neide Morais enfatizou a rapidez e organização. “Eu achei esse sistema fantástico. A organização, segurança e rapidez são muito boas. Como a expectativa para vacinar é muito grande, ficamos na dúvida de como seria esse processo. E da forma que estão fazendo, está fantástico. A Prefeitura de Itabira está de parabéns pela iniciativa e organização”, declarou.

Em tempo

A vacinação em Itabira segue o cronograma previsto no Programa Nacional de Imunização (PNI). Na semana passada, a Gerência Regional de Saúde (GRS) repassou o terceiro lote de vacinas contra a covid-19 à SMS: 820 doses da Coronavac para aplicação da primeira dose nos idosos acima de 89 anos e profissionais da saúde e 1.419 para a segunda dose das pessoas já vacinadas.

A SMS ressalta que mesmo com a vacinação, a população deve continuar usando máscara, álcool em gel e praticando o isolamento social. “A primeira dose não protege as pessoas. E, ainda que se tome a segunda dose, enquanto não tivermos 90% da população imunizada, não poderemos relaxar”, disse Eliana Horta.

Quaisquer dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19 podem ser esclarecidas pelos telefones 3839-2608, 3839-2649 e 3839-2289.