Itabira chega a marca de 77 óbitos por coronavírus

A Prefeitura de Itabira confirmou, no boletim epidemiológico divulgado na noite de sexta-feira (26), mais duas mortes por covid-19, o que elevou para 77 o número de vítimas fatais pela doença em Itabira. Um homem de 56 anos, sem comorbidades, morreu em casa dia 22 e só teve a causa confirmada ontem. A outra vítima é uma mulher de 76 anos, com comorbidades, que estava internada desde o dia 10 no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e cuja morte ocorreu na quinta-feira, mas só entrou no boletim desta sexta-feira.

Itabira tem hoje 378 pessoas em tratamento por coronavírus (confirmado por exames), sendo que 10 estão em unidade de tratamento intensivo (UTI), 14 em enfermaria, duas internadas em hospitais de outras cidades e 352 em isolamento domiciliar.

Também há 319 pessoas com “síndrome respiratória não especificada” – cujo tratamento é praticamente o mesmo para coronavírus –, das quais uma está em UTI, uma em enfermaria e 317 “em monitoramento”.

O Comitê Estadual incluiu Itabira na onda verde do plano Minas Consciente, mas os dados são referentes à semana passada, o que pode levar o município a uma mudança de classificação na próxima quinta-feira (4), quando ocorre a nova reunião, devido às mortes e ao número de pacientes de outras cidades internados nos dois hospitais itabiranos.