Farmácias do Metabase buscam excelência

As Farmácias Metabase buscam excelência na qualidade dos serviços de saúde e tem como foco o uso racional de medicamentos e o profissional farmacêutico torna – se essencial para a orientação adequada, segura e racional de medicamentos e produtos para saúde.

De acordo com Alice Silva, farmacêutica da Farmácia do bairro Amazonas “o medicamento é considerado um grande aliado para o diagnóstico, tratamento ou prevenção de doenças, mas também pode ser considerado um grande inimigo quando utilizado de forma inadequada, podendo causar danos irreparáveis ao paciente”. A farmacêutica Cleonice Soares completa: “O erro de medicações pode ocorrer em qualquer etapa da terapia medicamentosa, seja na aquisição, armazenamento, prescrição, dispensação e administração”.

São necessárias as rotinas definidas e descritas em procedimentos operacionais padrão (POP), que são seguidos pelos profissionais da farmácia e a equipe envolvida na assistência ao atendimento ao cliente.

Segundo a Resolução 357/01 do CFF (Conselho Federal de Farmácia), a atenção a prescrição médica é uma prática realizado pelo profissional farmacêutico. Nísia Cota, farmacêutica da farmácia Metabase do bairro Pará diz que “consiste em analisar os dados da prescrição, tais como: legibilidade, posologia, dose, apresentação farmacêutica inadequada ou inexistente, via de administração, frequência, duplicidade terapêutica, validade entre outros.

O presidente do Sindicato Metabase André Viana elogia o trabalho das profissionais: “O Sindicato Metabase possui farmacêuticas capacitadas, que realizam Atenção Farmacêutica, e o cliente é o nosso principal beneficiário das ações do farmacêutico, pois temos como objetivo alcançar resultados que influenciem positivamente na qualidade de vida do cliente.

André Viana lembra que as farmácias estão abertas para toda a comunidade e não apenas aos sócios. As farmácias estão em dois locais, no Bairro Amazonas e na sede do Sindicato Metabase.