Empresa itabirana é a primeira da região a ter selo para vendas de produtos em todo país

A empresa itabirana Ki-Torresmo, instalada no distrito industrial do bairro Fênix, é a primeira do Médio Piracicaba a receber o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Com isso, os produtos comercializados pela fábrica – torresmo, pururuca e banha – poderão ser comercializados em todo o território nacional.

O documento foi entregue aos proprietários nesta terça-feira (12) pelo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), responsável pela emissão do selo. Também participaram do encontro os secretários municipais Rupert Barros (Agricultura e Abastecimento) e Vinícius Rocha (Desenvolvimento Econômico), além da secretária-executiva da Amepi, Christiane Linhares Vale.

De acordo com Marcus Vinícius Simplício, proprietário da Ki-Torresmo, desde 2017 investimentos são voltados à ampliação da fábrica e aos processos de adequação da produção. O trabalho foi desenvolvido com orientação do Consmepi e apoio da Prefeitura, durante 18 meses.

“Nós investimos em equipamentos para aumentar a produção e a qualidade dos produtos e, consequentemente, a ampliação do nosso mercado. Nosso interesse em abrir mercado fora de Minas Gerais surgiu quando percebemos que visitantes de outros estados gostavam dos nossos produtos e levavam para casa. Estamos em diversas cidades do Espírito Santo, do sul da Bahia e do interior de São Paulo. Isso nos motivou a buscar incessantemente o selo Sisbi”, explicou Marcos Vinícius.

Para o prefeito, o selo Sisbi é uma conquista importante para a cidade e abre caminho para a diversificação econômica. “É um selo difícil de conseguir e, por isso, uma vitória para Itabira e região. Sem dúvida, a Ki-Torresmo passa a ser referência para todos os empresários do ramo que buscam ou serão incentivados a buscar essa expansão de mercado, oferecendo mais qualidade e produção”, ressaltou Marco Antônio.

Saiba mais

Desde 2021, o Consmepi conseguiu a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Então, o consórcio pode atestar o mesmo que o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi – POA) do Mapa.

O reconhecimento abre mercado nacional para produtores e indústrias de carnes e derivados, leite e derivados, mel, pescados e ovos. Os produtos registrados, inspecionados e aprovados pelo SIM, podem ser comercializados em todo o Brasil.