Em nota Prefeitura descarta caso suspeito de coronavírus em Itabira

A prefeitura de Itabira publicou na tarde de segunda-feira (09), um comunicado, negando um caso suspeito de coronavirus (Covid-19), no município. Notícias em nível nacional incluíram Itabira na lista de cidades de Minas Gerais, com casos suspeitos da doença.

Na nota divulgada a prefeitura ressalta que “considerando o Boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) sobre a existência de caso suspeito de coronavírus, veiculado às 15h40 do dia 06/03/2020, no qual foi inserido um caso de Itabira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabira esclarece que até às 11h do dia 09/03/2020, o município não havia sido informado do caso pelo Estado.

Ainda de acordo com a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na busca de informações, a SMS/ltabira detectou que o caso em questão trata-se de um paciente de Itabira que ao retornar do exterior e por estar com sinais gripais em Belo Horizonte, procurou imediatamente uma unidade hospitalar naquele município, quando foi registrado como suspeito, colhido material para exames tanto para realização em laboratório do hospital quanto para o laboratório de referência da rede pública e gerada a notificação à SES.

A prefeitura e a SMS encerra a nota dizendo que o resultado do exame realizado em laboratório privado descartou o caso. Contudo, a Superintendência de Vigilância em Saúde de Itabira aguarda o resultado do laboratório público de referência que está em processamento. “A SMS/ltabira reafirma que, até o momento, não tem em seu sistema de controle nenhum caso notificado de doença pelo coronavírus”, encerrou o comunicado.