Defesa Civil e Vale informam sobre Simulado de situação de emergência em Itabira

A Defesa Civil de Minas Gerais e a mineradora Vale informaram na sexta-feira (02/08), a interdição de estradas e vias de acesso e saída de Itabira, durante o simulado de situação de barragem (SSB), marcado para o dia 17 deste mês (agosto), a partir das 15h.

As interdições acontecerão na rodovia MG-120, no trevo de acesso a Santa Maria de Itabira e próximo a comunidade de Capoeirana. O trânsito será fechado também na rodovia MG-129, no bairro Chapada, além das vias de ligações a cidade de Nova Era e o distrito de Senhora do Carmo.

A interdição está prevista para acontecer das 15h às 16h.

SIMULADO
Em comunicado recente a Vale informou que o simulado irá envolver cerca de 10% da população de Itabira, cerca de 12 mil pessoas, que reside em mais de cinco mil imóveis em 11 bairros localizados nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal e Cambucal I e II. 

“No dia do simulado, a população deverá se dirigir para um dos 93 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora da ZAS. Cerca de 2.500 pessoas estarão envolvidas na organização e condução do treinamento. Importante lembrar que ZAS é a região à jusante da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10 km ou o tempo de chegada da onda, no caso de rompimento, for de 30 minutos”, informou a empresa, por meio de nota.

Além disso, como as ZAS das barragens Santana, Piabas, Cemig I e II e Quinzinho estão localizados no município de Santa Maria de Itabira, o simulado para esta população será realizado posteriormente em data a ser definida.