Coronavírus, homenagens a centenários e nova identidade visual são temas da próxima reunião da Câmara de Itabira

A comissão temporária especial da Câmara de Itabira liberou três projetos para votação na próxima terça-feira (9). A reunião ordinária acontecerá no Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade, às 14h. Júber Madeira Gomes (PSDB – presidente), Marcelino Freitas Guedes (PSB – relator) e Sebastião Ferreira Leite (Patriota – vogal) se reuniram na tarde desta quinta-feira (4) para deliberar as matérias.

Coronavírus

De autoria do vereador Bernardo de Souza Rosa (Avante), o projeto de resolução n° 02/2021 cria a comissão especial parlamentar para assuntos relacionados ao coronavírus. A comissão será formada por três membros, a serem nomeados por portaria pelo presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PTB).

“Como esse é um tema muito específico e, que demanda um cuidado maior, um acompanhamento de perto, entendemos por bem não tratar desse assunto na comissão de saúde. Queremos uma abordagem mais específica e próxima dos protocolos que são tratados pelo Poder Executivo na tentativa de minimizar os impactos e reflexos do coronavírus em Itabira”, declarou Bernardo Rosa.

O comitê deve estudar e acompanhar os debates e discussões a respeito dos trabalhos desenvolvidos no enfrentamento da Covid-19, sobretudo, os critérios adotados nas primeiras fases de vacinação.

Homenagens a centenários

Também será votado na semana que vem o projeto de lei n° 03/2021, que institui o ano de 2021 como “ano municipal do centenário do doutor Colombo Portocarrero de Alvarenga e do Dom Mário Teixeira Gurgel”. As homenagens são de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB).

Colombo Portocarrero de Alvarenga nasceu em 17 de junho de 1921,em Santa Maria de Itabira. Mudou-se para Itabira aos cinco anos. “Dr. Colombo, na sua lucidez invejável, ultrapassou os setenta anos de exercício da medicina. Como ele mesmo diz, em toda a sua carreira foi parteiro, ginecologista, pediatra, cardiologista, ortopedista, enfim, tudo, ou clínico geral. Não sabe quantas milhares de vidas salvou, mas afirma, conscientemente, que o paciente ajuda muito na tarefa de qualquer cura”, diz trecho da justificativa do projeto de lei.

Dom Mário Teixeira Gurgel foi nomeado como bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano em 18 de junho de 1971. Permaneceu no cargo até junho de 1996, quando transmite o báculo para Dom Lélis Lara. A partir de então, recebe o título de Bispo Emérito. Por mais dez anos, até seu falecimento, em 16 de setembro de 2006, permanece em Itabira, fato que revela a sua predileção e carinho pela cidade em que realizou grandes e inenarráveis obras.

Nova identidade visual

Ainda na próxima terça-feira (9) os vereadores votam o projeto de resolução n° 04/2021, que modifica a logomarca da Câmara Municipal de Itabira. “Modificar a identidade visual se faz necessário para alinhar a logomarca do órgão à sua nova gestão, buscando apresentar, esteticamente, para a população itabirana, a representação do novo mandato, sinalizado pelo lema “Um novo tempo, uma nova Câmara”, diz trecho da justificativa da matéria proposta pela mesa diretora.

Segue sem definição a composição das comissões permanentes da Câmara Municipal de Itabira. Na tarde desta quinta-feira (4), os vereadores se reuniram na sala do presidente do Legislativo, Weverton Vetão, para discutir a formação das comissões. No entanto, não houve acordo e uma nova reunião será realizada na próxima semana.

Cada comissão é formada por um presidente, um relator, um vogal e três suplentes. Atualmente, a Câmara de Itabira possui 11 comissões: Defesa do Consumidor; Assistência Social, Direitos Humanos e Segurança Pública; Educação, Cultura, Desportos e Lazer; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; Legislação, Justiça e Redação; Política Urbana e Habitação; Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente; Transporte Público e Sistema Viário; Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Agrário; Legislação Participativa; e Ética e Decoro Parlamentar.

Comissão temporária especial da Câmara de Itabira liberou três projetos para votação