Catas Altas articula criação de Associação Comercial

Após articular com os empresários locais para reativação do Comitê Municipal da Micro e Pequena Empresa (Comimpe) em 2018, a Prefeitura de Catas Altas agora organiza a criação da associação comercial.

O projeto estava presente no plano de governo da atual gestão e é aceito por empreendedores.

A nova entidade empresarial começou a ser formatada em discussões realizadas em janeiro deste ano dentro do Comimpe, que é formado por representantes dos vários setores comerciais da cidade.

A criação ocorre após a realização de várias ações planejadas, além do resultado da pesquisa de mercado feita para verificar o interesse dos empreendedores do município sobre a abertura de uma entidade associativista empresarial.

O questionário foi aplicado entre 10 de janeiro e 20 de março. Dos 60 empresários entrevistados, 73,3% têm interesse em ser associado à Associação Comercial e Empresarial de Catas Altas (Aceca).

Comimpe – O Comitê foi criado por lei e passou a executar ações de forma organizada voltadas para o desenvolvimento econômico do município.

“Desde que assumimos em 2017, temos trabalhado para criar fontes alternativas de renda. A criação do Comimpe foi o primeiro passo. Queremos que os empresários de Catas Altas se unam para ajudar a cidade a crescer economicamente”, destaca o vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães.

Desde que foi instituído, o Comimpe já realizou várias atividades em parceria com a Prefeitura. Entre elas:

– Criação de uma tabela única de táxi;
– visita técnica a Ouro Preto;
– realização de palestras e treinamentos direcionados aos comerciantes;
– incentivo à regularização no Cadastur;
– realização de reuniões a respeito da criação da associação comercial.