Campanha de vacinação contra gripe e sarampo é prorrogada em todo o país

Públicos prioritários têm até o dia 24 de junho para concluir a imunização.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe e Sarampo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde em todo o país. Os públicos prioritários das duas vacinas têm até o dia 24 deste mês para concluir a imunização. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pasta responsável pela vacinação em Itabira, a prorrogação da campanha busca aumentar as coberturas vacinais para as duas doenças. A campanha começou no dia 4 de abril.

A SMS ressalta a importância da vacinação contra a gripe para evitar os casos mais graves da doença, principalmente nessa época do ano em que os meses são mais frios. Já a imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e os imunizantes estão disponíveis durante todo o ano nas unidades básicas de saúde.

Caso haja estoque do imunizante contra a gripe após o dia 25 de junho, a SMS poderá ampliar a campanha para toda a população a partir dos seis meses de idade.

Quem pode se vacinar contra a gripe (público-alvo): idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens com idades entre 12 e 21 anos, sob medidas socioeducativas.

O público-alvo da campanha contra o sarampo é formado por trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para se vacinar, o usuário deve procurar o Programa Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência e apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.