Campanha antifumo propõe troca de cigarro por flor em São Gonçalo

“Vamos trocar o cigarro por uma flor?”. Essa foi a proposta da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo para incentivar os fumantes a deixarem o hábito, na última sexta-feira (31). A data é reservada ao Dia Mundial sem Tabaco e conquistou a adesão de muitos tabagistas que passaram pela área central da cidade.
Além de sensibilizar a população, a equipe de saúde também orientou fumantes acerca do tratamento com medicação gratuita ofertado no município. Quem pretende deixar o cigarro pode procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) mais perto de sua casa.
Adeptos da campanha elogiaram a ação. O aposentado Vanderlei Costa Leite, 50 anos, já não fuma há quase duas décadas, mas mesmo assim aceitou a flor ofertada. “Parei de fumar desde que me internei há 18 anos. Vou levar esta flor para meu irmão na tentativa de incentivá-lo a parar também”.
Aos 76 anos, o aposentado Sebastião Modesto lembra ter fumando por aproximadamente 40 anos, mas deixou o hábito há bastante tempo. “Achei excelente esta ação. Forma educada de incentivar as pessoas a deixarem de fumar. Vou levar esta flor para convencer alguém a fazer o mesmo”.
Ações que sensibilizem a população são importantes já que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estatísticas apontam que fumantes são mais propensos a desenvolver uma série de doenças, tais como, câncer de pulmão, infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar e derrame cerebral.