Ano que vem será Itabira – Vice-presidente Mourão visita Unifei em Itajubá

Na semana passada (19), o vice-presidente da República, general Antônio Hamilton Martins Mourão, visitou a sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A Prefeitura de Itabira fez parte da comitiva de recepção, representada, na ocasião, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos.

Segundo ele, a recepção foi organizada com a intenção de apresentar para Hamilton Mourão projetos acadêmicos, pesquisas e boas práticas desenvolvidas na instituição. “Antes da visita, o vice-presidente se reuniu com a comitiva. Foi quando tivemos a oportunidade de falar sobre o campus Itabira e o nosso modelo tríplice hélice, ou seja, a parceria Unifei, Governo Municipal e Vale que contribui para inovação tecnológica e desenvolvimento econômico”.

Don Carlos relatou também a impressão do vice-presidente sobre o campus Itabira, denominando-o como uma boa prática, “que precisa ser levada para outras instituições federais de ensino e pesquisa”, salientou.

Em seu discurso, Hamilton Mourão avaliou a Unifei como difusora da inovação e do conhecimento tecnológico. “Quem tem a oportunidade de chegar a uma universidade como a Unifei, que se destaca pela qualidade do seu ensino, além de centenária, tem que aproveitar porque grande parte da nossa população não tem. Quando tomei conhecimento do que era essa universidade, deixei claro que viria à Itajubá conhecer o trabalho. Mais do que nunca essa palavrinha inovação é fundamental. Ela é a associação do capital, com a tecnologia, mas principalmente das pessoas capacitadas a utilizar essa tecnologia. Não adianta colocar tecnologia na mão de quem não sabe e para saber a pessoa tem que estar em um lugar onde o saber seja excelência e a Unifei tem essa excelência”.

Para Don Carlos, esse encontro aproxima a Unifei e, consequentemente, Itabira do Governo Federal. “Depois de conhecer muitos projetos que a Unifei desenvolve e também a construção do campus Itabira, o vice-presidente já incluiu nossa cidade em seu radar e, em breve, nos visitará”, finalizou o secretário.

Nusec-624x415